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O EVENTO

O XXVI Congresso Brasileiro da História da Medicina – Evento com o objetivo de promover palestras e discussões sobre a historiologia médica. Terá caráter social, acadêmico e científico amplo, com interações com a comunidade e apresentação de trabalhos. Serão oferecidas palestras, conferências, cursos, debates e lançamentos de livros relacionados a cultura médica e história da medicina.

VALORES DE INSCRIÇÕES

PROFISSIONAIS
ESTUDANTES
OBSERVAÇÕES
  • As inscrições de trabalhos são gratuitas. Somente poderão inscrever trabalhos científicos e temas livres aqueles inscritos no congresso. Prazo para inscrições dos trabalhos: 20 de novembro de 2022.
  • Os inscritos no Congresso terão direito à inscrever-se no curso de Metodologia de Pesquisa na
    História da Medicina. O curso só terá 40 vagas.
  • O congresso disponibilizará crachás, canetas e bloco de anotações. As pastas do Congresso serão vendidas na secretaria e não estão incluídas na inscrição.
  • Haverá uma loja da SPIHM com produtos relacionados ao Congresso.
  • As pastas do Congresso serão vendidas na secretaria e não estão incluídas na inscrição
  • Passagens e hospedagem – Agência Oficial: Embarque Turismo Ltda – Avenida Homero Castelo Branco, 630 – Sala D – Bairro Jóquei Clube | Fones: 86 3222-5858 – 86 99903-1018 – Teresina – Piauí
  • Viagem Serra da Capivara – Agência Oficial: Miracéu Turismo – Telefone: 86 2106-3388​ | Whatsapp: 86 99561-9307 – Seg a Sex – 08h às 18h | Sáb – 08h às 12h -Rua Sete de Setembro, 159 – Norte/Centro Teresina – PI
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Apresentação

O XXVI Congresso Brasileiro de História da Medicina é uma iniciativa da Sociedade Piauiense de História da Medicina (SPiHM), com apoio da Sociedade Brasileira de História da Medicina, instituições médicas e instituições de Ensino Superior no Piauí. Esse evento tem como objetivo promover a discussão da historiologia médica.

Não há uma temática específica, ficando os autores livres para tal. Os melhores trabalhos apresentados em pôster o Prêmio “Dr. Zenon Rocha” e outros dois receberão menção honrosa.

A Sociedade Brasileira de História da Medicina promove a condecoração com o Prêmio “Dr Carlos da Silva Lacaz”, todos os anos, mas as informações para participar deste prêmio são independentes do congresso. Informações no site da Sociedade.

O evento terá um caráter social, acadêmico e científico amplo, com interação social com a comunidade e apresentação de trabalhos sob a forma de posters. Serão oferecidos palestras, conferências e debates. Será um evento pleno de oportunidades de discussão e aprofundamento sobre a história médica, buscando contribuir para o seu crescimento enquanto componente da vida acadêmica.

  1. Inscrição de Trabalhos

As modalidades abertas às inscrições são:

  • Posters

O período para inscrição de trabalhos será de 01 a 30 de novembro de 2022. impreterivelmente devido todos ser publicados nos ANAIS.

  1. Modalidades de inscrições de trabalhos

2.1. Posters

Apresentadores: Cada trabalho poderá ter no máximo um apresentador, que poderá ser docente, técnico ou aluno. Cada trabalho só poderá ter no máximo 05 (seis) participantes. Todos os participantes devem estar inscritos no congresso.

Duração: Cada apresentação terá 07 (sete) minutos para a apresentação, incluindo a projeção do poster e mais 03 (três) minutos para perguntas/debates. Os participantes deverão permanecer até o término da sessão.

A seleção de trabalhos para poster será realizada a partir da análise do artigo (em.PDF), que deverá ser anexado no momento da inscrição no formato estabelecido abaixo. Caso selecionado, o resumo dos artigos selecionados será publicado nos ANAIS do evento.

A apresentação deve ser organizada de forma a facilitar o entendimento da ação de extensão, sendo que devem ser destacadas as seguintes informações básicas: instituição de ensino superior, coordenador e demais membros da equipe, local de execução da ação de extensão, formas de apoio recebidas para a execução da ação, metodologias utilizadas, formas de participação da comunidade externa (se aplicável), avaliação da ação, tanto em relação ao seu desenvolvimento como dos resultados obtidos, e publicações vinculadas à ação (se aplicável).

A apresentação em posters é um espaço de qualificação do fazer extensionista. Os posters ficarão afixados durante todos os dias do evento de 7 a 10 de dezembro de 2022 no espaço Rosa dos Ventos. Os posters podem ser dirigidos ao público externo ao evento, na forma de prática demonstrativa.

No poster, deve ser destacado (sublinhado) quem será o responsável por ministrar a apresentação. A organização do evento disponibilizará espaço físico, sendo de responsabilidade do ministrante, trazer os materiais necessários para a execução da atividade. As necessidades de equipamentos deverão ser informadas na inscrição, e serão avaliadas de acordo com a disponibilidade do evento.

Os posters deverão ter 0,90 x 1,20 cm. Os resumos devem ser enviados por e-mail até 30 de novembro de 2022 e os posters confeccionados devem ser entregues na secretaria do evento no dia 5 de dezembro.

  1. Cronograma*

 MOTIVOS

DATAS

Inscrições de trabalhos

de 01 a 30 de novembro

Análise dos trabalhos pelos pareceristas

01 e 02 de dezembro

Divulgação dos trabalhos aprovados

03 de dezembro

Realização do Evento

07 a 10 de dezembro de 2022

Envio dos trabalhos

Plataforma de inscrição no site spihm.com.br

 

 

*Os prazos estão sujeitos a alterações.

 

 

  1. Submissão de trabalhos:

Só serão avaliadas aquelas inscrições que anexarem o artigo do trabalho em arquivo (PDF), conforme o formato abaixo.

Orientações Gerais: tamanho A4; fonte Times New Roman, tamanho 12;- margens superior, inferior e direita: 2,5cm; margem esquerda: 3,0cm;

– Itens e subitens em negrito e centralizado;

– Espaçamento: entre o Título e Autores e no texto:  1,5cm; simples entre os itens e subitens;

– Tabulação do parágrafo: 1,25 cm (padrão Word)

O gráfico da próxima página deverá ser salvo em Word numa folha separada deste texto e ser entregue preenchido com as informações do trabalho. Em seguida, em padrão PDF, enviado para o e-mail:

Durante o envio, o que está em azul no gráfico abaixo deverá ser trocado pelas informações sobre o trabalho.

Título do trabalho

Letras maiúsculas e em negrito

Área temática

Especialidade Médicas (   ) Instituições e hospitais (   ) Vultos (   )

Miscelânia (   )

Tipo de apresentação

 Poster(    )

Responsável pelo trabalho

Nome e sobrenome do apresentador.

Instituição

Nome da instituição por extenso (em parênteses, a sigla).

Nome dos Autores

Nome completo dos autores (inclusive do apresentador que deverá vir sublinhado) com primeira letra em maiúscula, separados por ponto e vírgula.

Palavras-chave

Identificação de até 03 (três) expressões ou palavras que sintetizem o objeto do trabalho e que permitam a posterior localização do resumo em bases de dados

Resumo (Máximo de 250 palavras, sem parágrafo e sem citações bibliográficas)

INTRODUÇÂO: Demonstrar a importância/relevância do trabalho. Contextualizar a situação problema, o ambiente e os atores da ação extensionista. Demonstrar a vinculação com a pesquisa e o ensino. Apresentar os objetivos do trabalho ao final da introdução. MATERIAL E METODOLOGIA: Descrever o local, os materiais utilizados, as etapas e o universo abordado. Descrever as etapas em ordem cronológica. Destacar a metodologia utilizada, com revisão bibliográfica, se aplicável. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Apresentar os dados obtidos, análise e discussão dos resultados. Poderão ser apresentados imagens, gráficos, quadros ou tabelas. Destacar a participação da comunidade, se existente, e a alteração da situação problema. CONCLUSÃO: Concluir se os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão, dos resultados. Ressaltar os ganhos acadêmicos e a relevância do material estudado.

Referências

Relacionar todas as referências citadas nas demais partes do trabalho redigido, conforme as normas da ABNT.

Endereço

Endereço completo do principal autor

E-mail

e-mail completo

  1. Avaliação

5.1. Pareceristas

Os trabalhos enviados serão avaliados por meio eletrônico, por pareceristas ad hoc indicados pela SPiHM.

5.2. Critérios de avaliação

Os critérios de avaliação serão:

  • Relevância da proposta estudada
  • Abordagem conceitual
  • Procedimento metodológico
  • Discussão dos resultados
  1. Considerações finais

Os apresentadores deverão estar presentes trinta minutos antes do início da sessão para a inclusão/organização do material de sua apresentação e deverão permanecer até o término da sessão.

Todas as sessões estarão abertas a participação do público do evento, respeitando a capacidade do espaço físico.

Todos os autores terão direito a seus certificados. A comissão avaliadora indicará os melhores trabalhos como ganhadores do Prêmio “Dr. Zenon Rocha”

Os casos omissos serão submetidos à Comissão Científica do evento.

 

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